Mais dicas para ajudar o planeta

Acho que nunca é demais postar sobre esse assunto, então, encontrei uma nova lista sobre o que podemos evitar ou fazer para colaborar com nosso planeta. Em itálico adaptei dicas para realidade do Japão😉

1: USE OS DOIS LADOS DO PAPEL (não o papel higiênico :P).
Configure sua impressora para imprimir em ambos lados do papel sempre.

Se não for possível, guarde os papéis com o lado usado e reutilize depois para imprimir algo pessoal, montar bloco de rascunho, bloco de desenhar para as crianças,…

2: RECICLE O JORNAL
Não misture-o com outro tipo de lixo, amarre com barbante para facilitar o transporte. Pode ser doado para instituições de caridade, papeleiros, atravessadores, coleta seletiva,…

*Aqui no Japão existe coleta com datas específicas.

3: EMBRULHE USANDO A CRIATIVIDADE
Reutilize sacos e sacolas de presente, papéis, fitas, adereços,…

Aliando a criatividade a materiais alternativos e inusitados, podemos criar embrulhos personalizados com mapas antigos, tecidos, desenhos, adesivos, fotos…

4: REPENSE A ÁGUA ENGARRAFADA
A maioria das garrafas PET de água não chegam a ser recicladas. Elas acabam nos bueiros causando entupimento, poluindo de arroios e cursos d’água,…

Compre uma pequena garrafa que possa ser reutilizada e carregue com você. Para casa, compre bombonas de 20l. Ou filtros, mas lembre-se de que eles gastam energia.

*Uma dica para quem ainda prefere comprar água é a rede Max Value, que você compra a garrafa (vazia) de 3 litros por mais ou menos 298 yenes e abastece por apenas 50 yenes. A garrafa é reutilizável e a água contém ion e alcalina sei lá se isso serve pra alguma coisa, mas vale a dica. E ainda fica mais barato que comprar as garrafas de 2 litros.

5: TOME BANHO COM ÁGUA FRIA
Ou quase. Banhos mais frios fazem bem para a saúde e o corpo. A água quente deixa a pele oleosa, o cabelo seco, os pés mais propensos a micoses,… Sem falar do gasto com a energia elétrica ou gás.

Claro que inverno é inverno, mas tomar banho quente no verão de 35°C é exagero. A água fria revigora e refresca.

A dica original pedia para banir o banho por uma semana, mas como brasileira e moradora de lugar extremamente quente, preferi adaptar a dica.

Gente, nada de ficar sem tomar banho, heim!!

6: ESCOVE SEM PRESSA

Substitua a torneira aberta por um copo com água enquanto escova os dentes. A economia por pessoa chega a 19 litros em uma semana.

7: TOME BANHO ACOMPANHADA (O)
Além de economizar água, você passará momentos especiais com seu (sua) amado(a). ;)

8: DIMINUA O TEMPO DO BANHO
Cada 2 minutos economizados significam 37l de água a menos. Multiplique este valor pelo número de membros da sua família.

9: PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA
É bom para o mundo, para o ar e para você, pois você deixou uma marquinha sua na face da Terra.

Mas informe-se antes, pois é muito importante que ela seja nativa, para respeitarmos o ecossistema e aumentar as chances da sua sobrevivência. Eucalipto, por exemplo, não vale.

10: USE OS CONTROLES DO CARRO
E aprenda a calibrá-lo da forma correta.

Não só os pneus, mas todos os demais componentes, para que o carro renda mais e você gaste menos com gasolina, revisões extras e consertos. Gastamos tanto para adquirir um, então é melhor a aprender a utilizá-lo bem.

Se você não tem carro, como eu, eleja outro eletrodoméstico que você acha “inacessível”. Com certeza ele também deve ter funções desconhecidas que podem ajudar sua vida.

Essas dicas eu encontrei lá no blog Metamorfosus.

Agora, mudando um pouquinho no mesmo post…

Bom, sempre gosto de postar videozinhos com músicas, então, agora vou tentar fazer um pouco diferente. Cada post vai ter uma trilha sonora, que as vezes, não vai ter nada a ver com o post, mas vai ser a trilha sonora do momento, tá??

Então, a trilha sonora deste post será:

Amei esse louvor! E no próximo post sobre testemunhos vou tentar colocar dele, que é o irmão Lázaro ex-olodum.

Uma resposta

  1. Marcinha, que legal que tu gostou das dicas! Também é muito bom saber que o material que posto está se espraiando para outros lugares do mundo!😀 Principalmente o relativo à ecosustentabilidade.

    Mas preciso corrigir uma coisinha… O material que estou postando na categoria Verde do blog foi traduzido por mim da campanha original: http://www.50waystohelp.com/

    Dividi em 5 partes para postar lá e a que tu colocou aqui é apenas 2ª parte (dicas de 11-20 do original). Vou chamar mais atenção para isto nos próximos posts, pois deve ter ficado confuso.

    Se tu também puder postar todas, como estou fazendo, seria ainda melhor para o planeta.😀

    Abraço e sucesso!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: